Themes Ubuntu

thumbnail

Zorin OS 16, uma das distros Linux mais esperadas, com base no Ubuntu 20.04.3 LTS, chegou.

Diga olá ao nosso lançamento mais avançado de todos os tempos. Carregado com novos recursos e melhorias para levar seu computador a um nível totalmente novo.

Zorin OS 16

Estamos entusiasmados por finalmente compartilhar nosso próximo salto gigante com o lançamento do Zorin OS 16 Beta hoje. Prestamos muita atenção aos seus comentários ao projetar e criar o Zorin OS 16 para oferecer a você nossa melhor e mais refinada experiência de computação de todos os tempos.


Um novo visual deslumbrante

O Zorin OS 16 foi atualizado com uma aparência renovada e refinada fora da caixa. Introduzimos um tema padrão novo e mais sofisticado que é mais agradável para os olhos. Você encontrará toques detalhados e animações encantadoras em todo o sistema que elevam sua experiência de computação.

Zorin OS 16 default desktop

Também introduzimos novas ilustrações e papéis de parede de desktop. Fora da caixa, você é saudado com um papel de parede dinâmico que muda de acordo com a hora do dia.

Dynamic mountain wallpaper

A tela de bloqueio agora exibe uma versão borrada do papel de parede da área de trabalho.

Lock screen

Desempenho mais rápido e suave

A velocidade tem sido o foco principal no Zorin OS 16, então a área de trabalho é muito mais rápida em uma ampla variedade de hardware, antigo e novo. Otimizações de desempenho foram feitas em todos os níveis do sistema operacional, desde o kernel até o ambiente de desktop. Os aplicativos abrem mais rápido, as animações são mais suaves e os tempos de carregamento são reduzidos para que você possa passar mais tempo sendo produtivo.

Uma biblioteca de aplicativos maior: Flathub agora incluído

Você notará que ainda mais aplicativos estão disponíveis para instalação na loja de software no Zorin OS 16 do que nunca. Isso é graças à adição do repositório Flathub ao Zorin OS pronto para uso. Flathub é o repositório padrão de fato de onde obter aplicativos usando o formato de pacote Flatpak. Ele floresceu em um enorme ecossistema de aplicativos e jogos de muitos desenvolvedores independentes, bem como software diretamente de grandes nomes como Spotify, Zoom e Mojang.

Agora o Zorin OS vem pré-carregado com os catálogos de aplicativos do Flathub, a loja Snap e os repositórios APT do Ubuntu e Zorin OS, bem como a capacidade de instalar pacotes .deb e AppImage e aplicativos do Windows (opcionalmente usando WINE). Graças a isso, o Zorin OS 16 tem a maior biblioteca de aplicativos disponíveis prontos para uso de qualquer desktop de código aberto de todos os tempos.

Supported package managers

A loja de software integrada também recebeu muitas otimizações ocultas, bem como melhorias na interface do usuário para tornar ainda mais fácil encontrar e instalar aplicativos de diferentes fontes. Se um aplicativo estiver disponível em várias fontes (como Flathub e a loja Snap), você pode escolher uma fonte diferente no menu “Fonte” na página de listagem do aplicativo.

Software sources dropdown menu

No entanto, a loja de software mantém sua experiência de usuário simples e unificada, para que você possa encontrar e instalar as versões mais recentes dos aplicativos que deseja com um clique, sem precisar pensar sobre qual fonte ou formato de pacote de aplicativo usar.

Comece mais facilmente com o tour

O novo Tour é o melhor lugar para aprender como usar o Zorin OS. Quando você faz login pela primeira vez, o Tour irá guiá-lo pelos fundamentos de como usar e personalizar a área de trabalho, conectar suas contas online, vincular seu telefone ao computador usando Zorin Connect e instalar o software de que precisa para trabalhar e Reproduzir. É a maneira mais acolhedora de passar de novato a Zorin OS pro e configurar o desktop para funcionar melhor para você.

Se você estiver usando um laptop, alternar entre seus aplicativos e áreas de trabalho é ainda mais rápido e fácil. Zorin OS 16 apresenta gestos de touchpad multitoque, habilitados fora da caixa. Agora você pode alternar entre as áreas de trabalho com movimento 1: 1 fluido, deslizando 4 dedos para cima ou para baixo. Aperte o touchpad com 3 dedos para abrir a visão geral das atividades e ver instantaneamente todos os aplicativos em execução em seus espaços de trabalho.

Novo aplicativo gravador de som

O novo aplicativo Gravador de som fornece uma maneira simples e bonita de gravar áudio e fala e reproduzi-los. Esteja você criando um memo de voz para si mesmo ou produzindo um podcast, o aplicativo Sound Recorder se adapta ao seu fluxo de trabalho e torna a gravação de áudio sem esforço.

Sound Recorder

Uma barra de tarefas mais personalizável

O desktop Zorin OS 16 agora está mais personalizável do que nunca, graças às novas configurações da barra de tarefas e do painel. Basta clicar com o botão direito na barra de tarefas para acessar as Configurações da barra de tarefas, onde agora você pode:

  • Mova o painel para o lado esquerdo ou direito da tela, além das partes superior e inferior
  • Defina a transparência e o tamanho do painel
  • Exibir o painel em vários monitores
  • Mostrar / ocultar e mover os botões e indicadores do painel
  • Escolha exibir apenas ícones da barra de tarefas para aplicativos em execução na área de trabalho ou monitor atual
  • Altere o comportamento ao clicar ou rolar os ícones do aplicativo na barra de tarefas
  • Mostrar / ocultar visualizações de janela e dicas de ferramentas ao passar o mouse sobre os ícones do aplicativo da barra de tarefas
  • Mostrar / ocultar automaticamente o painel de forma inteligente

Aparência Zorin redesenhada

Falando em personalização, agora tornamos o Zorin Appearance ainda mais fácil de usar e navegar. A aparência do Zorin permite que você selecione um layout de área de trabalho diferente, altere o aplicativo e o tema do ícone, selecione a fonte da área de trabalho e faça outros ajustes em sua área de trabalho para torná-la verdadeiramente sua.

No Zorin OS 16, atualizamos o layout do aplicativo para tornar ainda mais fácil encontrar opções de personalização, com as guias de categoria movidas do topo para o lado esquerdo da janela. Os layouts da área de trabalho também foram separados em uma guia dedicada e agora você pode definir o tamanho dos ícones da área de trabalho independentemente do aplicativo Arquivos.

Em breve: novo layout de área de trabalho semelhante ao Windows 10X

Estamos introduzindo um layout de área de trabalho totalmente novo no Zorin Appearance que se assemelha à interface padrão do Windows 10X. Ele apresenta uma IU moderna e simplificada que se adapta bem a computadores com touchpads, mouses ou telas sensíveis ao toque. O novo menu de grade, os ícones da barra de tarefas e o botão de visão geral das atividades são colocados na frente e no centro para fácil acesso e navegação sem esforço em telas de todos os tamanhos. O layout de desktop semelhante ao do Windows 10X estará disponível como uma opção no Zorin OS 16 Ultimate, que será lançado com a versão estável inicial do Zorin OS 16 neste verão.

Windows 10X-like desktop layout

Modo Gelatina

Sem dúvida, o recurso mais inovador e revolucionário que já incluímos, o Jelly Mode mudará fundamentalmente a forma como você usa seu computador para sempre 😁. Quando ativadas, as janelas oscilam quando movidas pela área de trabalho e se comprimem nos ícones de seus aplicativos quando minimizadas. Você pode habilitar o modo Jelly na guia Interface em Zorin Appearance para dar à sua área de trabalho uma sensação mais fluida e divertida.

Outras melhorias

  • Escala fracional para telas de alta resolução
  • Arquivos de estrela para fácil acesso no aplicativo Arquivos
  • Melhor suporte ao leitor de impressão digital com configuração mais simples
  • Selos de mensagens não lidas e barras de progresso nos ícones da barra de tarefas
  • Exiba um código QR para conectar facilmente seus dispositivos ao ponto de acesso Wi-Fi do seu computador
  • O aplicativo Configurações agora tem um layout de categoria atualizado que é mais fácil de navegar
  • Crie pastas de aplicativos facilmente na grade de aplicativos arrastando aplicativos uns para os outros (somente layouts de área de trabalho semelhantes aos do MacOS e do Ubuntu)
  • Mudou para o novo aplicativo Fotos para gerenciamento de fotos mais simples
  • Rastreamento e telemetria integrados desabilitados no Firefox para uma navegação na web mais respeitadora da privacidade
  • Experiência de inicialização sem oscilação (em hardware compatível)
  • Suporte aprimorado para hardware mais recente
  • Baseado no Ubuntu 20.04 LTS

Isso é apenas arranhar a superfície do que há de novo e melhor no Zorin OS 16. Com a consolidação de centenas de novos recursos e melhorias nesta versão, o Zorin OS 16 é a manifestação mais clara de nossa visão que estabelecemos há mais de uma década: combinar a tecnologia de desktop mais poderosa com o design mais amigável.


O Zorin OS 16 terá suporte com atualizações de software e patches de segurança até abril de 2025. Isso o torna a escolha perfeita para grandes implantações em empresas, escolas e organizações.

Como testar o Zorin OS 16 Beta

Você pode baixar o Zorin OS 16 Core Beta hoje no link abaixo. Outras edições do Zorin OS 16 - como Lite, Education e Ultimate - estarão disponíveis nos próximos meses.

Aviso: lembre-se de que este pré-lançamento não é recomendado para instalação em máquinas de produção, pois pode haver problemas de estabilidade.


Se você notar algum problema ou quiser sugerir melhorias ao usar o Zorin OS 16 Beta, deixe-nos um feedback sobre isso. Você pode fazer isso clicando neste link Feedback ou iniciando o ícone “Send Feedback” na barra de tarefas do Zorin OS 16 Beta.

Send Feedback button in taskbar

Seu feedback nos permitirá melhorar o Zorin OS 16 ainda mais para a versão estável completa que chegará neste verão.

Esperamos que você goste de usar o Zorin OS 16 Beta e estamos ansiosos para ouvir seus comentários!

 

 
 



 

 

Subscribe by Email

Follow Updates Articles from This Blog via Email

No Comments

About

Monetize your website traffic with yX Media